Excursões

Actividades Tapati

Durante a Festa Tapati vamos ter veículos exclusivos para os hóspedes de NomadGlamp para ele participar e presenciar as atividades que serão feitas em diferentes áreas da ilha. Estas atividades estarão organizadas e informadas previamente para as fazer em grupos exclusivos.

Ahu Akivi (Sete Exploradores) e Ahu Vinapu

Iniciamos o recorrido em torno das 15:00 hrs. desde o Glamping visitando Ahu Vinapu que fora utilizado pelos islenhos no ano 1.200 D.C. que inclui 3 Ahu. O primeiro tem 6 moai que estão derrubados e pintados de vermelho, o segundo tem um Moai supostamente feminino que tinha duas cabeças e do terceiro, o mais antigo, somente ficam pedras removidas. Continuamos nosso caminho para a canteira Puna Pau, sitio arqueológico ao Este de Hanga Roa em uma pequena cratera de escória vermelha, daí eram obtidos os Pukao ou tocados com os quais coroaram aos Moai. Em todo o percorrido de saída, ainda se encontram alguns inacabados e abandonados. Continuamos nosso percorrido para Ahu Akivi, o qual fora o primeiro Ahu restaurado cientificamente na ilha o ano 1960. A plataforma com 7 Moai é caracterizada por ser uma das poucas localizadas no centro da ilha e que suas estátuas enfrentam ao sol nascente. Segundo a lenda, esses 7 Moai representariam aos 7 jovens exploradores enviados antes da chegada de Hotu Matua´a para reconhecer a ilha. Nossa aventura nos leva à caverna de Te Pahu, local que fora utilizado como vivenda e em tempos de conflito como refúgio temporal. Com isso vamos começar o retorno a NomagGlamp. Total 3,5 horas.

A Rota de Hotu Matua

Ahu Akahanga – Tongariki – Vulcao Rao Raraku – Praia Anakena

 

Saindo desde o Glamping em torno das 9:30 hrs. vamos para a costa Sul este e Nordeste da Ilha para visitar o templo Ahu Vaihu, o qual é localizado a 10 Km. de Hanga Roa e compõe-se de uma plataforma de pedra bem trabalhada onde vamos encontrar 8 Moais e 8 pukao dispersos nas proximidades. Depois vamos visitar Ahu Akahanga, o chamado “plataforma do rei”. A lenda diz que a tumba de Hotu Matua´a estaria perto desse local. Aqui vamos encontrar 4 plataformas, 12 Moai, 8 Pukao e no interior desse Ahu pode apreciar uma das aldeias melhor preservadas da ilha.
Depois vamos continuar o trajeto para Ahu Tongariki, que com seus 15 moai é o maior Ahu da ilha. Continuando o trajeto vamos encontrar Ahu Te Pito Kura, o qual possui a estátua mais alta da ilha erguida em um Ahu, o Moai Paro (10 mts. de altura e 85 toneladas com um Pukao de 11,5 toneladas) e junto a esse templo cerimonial está uma grande pedra esférica que se identifica como o umbigo do mundo (Te Pito o Te Henua), que segundo diz a lenda, foi trazida à ilha por Hotu Matua´a em sua embarcação. Continuando com nosso trajeto chegamos a Ahu Nau Nau, templo de construção complexa devido a seus diferentes níveis onde vamos encontrar 5 Moai com Pukao onde podemos olhar petroglifos nas costas das estátuas. Continuamos nossa excursão até chegar ao vulcão e canteira Rano Raraku, onde foram talhados a maior parte dos moais da ilha utilizando a rocha vulcânica de suas ladeiras tanto interiores como exteriores. Podem apreciar aproximadamente 400 moais em várias etapas de talhado.

Para ir finalizando nossa aventura, vamos à maravilhosa praia de Anakena, praia de areias brancas escolhida para a chegada do Ariki Hotu Matua´a e sua irmã Avareipua. Anakena corresponde ao nome de uma pequena caverna de uma quebrada adjacente. Regresso ao Glamping, duração total 8 horas.

Aldeia Cerimonial de Orongo e Vulcao Rano Kau

Começaremos nosso percorrido às 09:30 para o Complexo Arqueológico de Tahai, centro cerimonial com 3 Ahus: Ahu Vai Uri com 5 Moai, Ahu Tahai com 1 Moai e Ahu Lo Te Riku com 1 Moai. Desde este local poderemos apreciar maravilhosas paisagens. Depois visitaremos a caverna natural de Ana Kai Tangata onde é possível apreciar algumas pinturas rupestres que apresentam pássaros como o “manutara” e onde é possível olhar as ondas quebrando nas ravinas. Continuaremos o percorrido visitando o vulcão Rano Kau desde onde poderemos olhar a cratera de maior tamanho na Ilha e uma das maiores reservas de agua doce do local. Finalmente poderemos visitar a Aldeia Cerimonial de Orongo, antiga e magnifica cidade localizada no cume poente do vulcão Rano Kau. Esta composta por 53 casas de forma elíptica com paredes de laje e uma pequena entrada quadrada olhando para o mar. Neste local era feita a cerimonia mais importando do segundo período da ilha; a eleição do Tangata Manu (Homem-Pássaro) a qual já não é feita desde há 150 anos, devido a chegada dos primeiros missioneiros cristãos.
Às 13:00 horas retornamos para o Glamping.

Excursões opcionais

  • Trekking Cerro Terevaka
  • Andar a cavalo para as cavernas da ilha de Páscoa
  • Trekking ao Poike
  • Exploração da caverna
  • Mergulho
  • Snorkel
  • Navegação

NomadGlamp Tapati - Rapa Nui Glamping para Tapati